"I'M AN 80's BOY..."


...dizem os Loto e digo eu! 

Foi nos primeiros anos desta década que comecei a ouvir grande parte dos artistas que ainda hoje influenciam a forma como ouço e sinto a música: Duran Duran, Depeche Mode, U2, David Bowie, New Order, This Mortal Coil, R.E.M., Talk Talk, Bauhaus, The House Of Love, The Cure, Psychedelic Furs, Human League, Frankie Goes To Hollywood e muitos, muitos outros. 

Curiosamente, ao longo dos anos, nunca encostei os discos destas bandas a um canto, mesmo quando parecia que era um crime gostar da música desta década "maldita". É verdade que os 80's nos deram alguns dos piores penteados e algumas das roupas mais ridículas de toda a história da pop, mas em contrapartida também nos ofereceram alguma da melhor música de sempre. Por muito que alguns teimem em não o admitir! 

Foram anos de uma diversidade musical incrível. Não esquecer que os anos 80 foram também a década de gente como os Pixies, Sonic Youth, Happy Mondays, Devo, Prince, Public Enemy, De La Soul, Beastie Boys, Stone Roses, artistas que marcaram a época e continuam a influenciar uma fatia significativa da produção musical dos nossos dias. E não é preciso muito para se constatar isso mesmo. Basta olhar para bandas como os The Killers (os Duran Duran do século XXI??), The Bravery, Franz Ferdinand, LCD Soundsystem, Bloc Party, VHS Or Beta, Elefant, The Stills, Radio 4, Interpol, Fischerspooner, The Postal Service e outros. Não tenham ilusões, nenhuma desta gente existiria sem os anos 80 e quem pensar o contrário... anda equivocado!

Toda esta conversa para falar da compilação "12"/80s", recentemente editada entre nós. Este triplo-álbum é um verdadeiro tesouro para os fãs dos 80's (e de boa música). Mesmo para aqueles que, como eu, têm em casa 90% dos temas aqui incluídos. 
A grande vantagem deste disco é, acima de tudo, o facto de disponibilizar a maioria destes temas em CD pela primeira vez. Ainda por cima, com um som remasterizado. 

Para quem, como eu, tinha grande parte destes temas em formato Mp3 ou em gravações feitas a partir do vinil original, esta compilação caiu dos céus. 
Apenas desejo que esta seja a primeira de uma série de compilações do género. Falta aqui tanta coisa boa! Devo ter mais de 20 compilações só com versões-longas de clássicos e não-clássicos dos 80's. São autênticas pérolas que um dia gostaria de ver editadas em CD.